MNP

Artigos MNP Jovem

12/07/2015
Fonte: Amanda Rocha - MNP Jovem

Liderança um ato de doação e crescimento

Com o objetivo de disseminar conteúdo exclusivo e diferenciado, o MNP Jovem lançou a “coluna MNP JOVEM”, composta por artigos sobre aprendizados, inserção no mercado de trabalho, opinião e vivência dos integrantes da equipe.

Estou lendo o livro “O monge e o executivo” do James C. Hunter, um livro que em minha opinião todos devem ler, se trata da essência da liderança em todos os relacionamentos, seja familiar ou profissional. Estou conseguindo rever várias atitudes e crenças, respostas a conflitos que tenho tido e que já passei, portanto decidi escrever sobre meus aprendizados acerca de liderança durante essa leitura.
 
Primeiramente descrevo o conceito de liderança, a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum. Nessa descrição o que me chama atenção é o fato de se definir liderança como habilidade, portanto todos podem aprender, sendo comum alguns lideres já nascerem com o instinto de liderança, mas todos podem desenvolver.
 
Uma das lições mais preciosas que extrai desse livro é a liderança por serviço, ou seja, o ato de servir o próximo, descobrindo o que de fato sua equipe necessita e excluindo todas as barreiras possíveis para que esses objetivos e necessidades sejam atingidos, mas é claro sem confundir necessidade com a vontade, são coisas totalmente diferentes.
 
Outra lição importante é a de exercer influencia e autoridade não o poder, uma pessoa com autoridade é aquela que consegue influenciar outras pessoas a fazerem de boa vontade o que ela pede, precisa. Uma pessoa com autoridade pode estar ou não no poder de uma organização. Já a pessoa com poder é aquela que seus liderados fazem sua vontade por simples obediência ao cargo ou força, mesmo que as mesmas não queiram fazer. Autoridade é uma conquista pessoal e intransferível, o poder pode ser dado por mérito ou não e tomado a qualquer momento.
 
Embaralhando com as lições e aprendizados externas ao livro, me lembro de um artigo sobre inteligência emocional, o ato de conhecer, compreender e responder as emoções. Os grandes campeões são pessoas que conseguem ter pleno controle de todas as suas emoções em momentos difíceis principalmente. Para se atingir uma inteligência emocional apurada é preciso levar em considerações vários aspectos que não se aprendem na escola ou na faculdade e sim na convivência diária com as pessoas, confesso que é o setor que tenho maior dificuldade no meu desenvolvimento, mas a combinação de algumas ferramentas estão gerando ótimos resultados no meu desenvolvimento pessoal e profissional como :
 
Auto – avaliação: Ser criteriosa com minhas atitudes e pensar antes e depois de agir de todas as atitudes.
 
Empatia: Colocar-me no lugar do outro, perguntando – me “eu gostaria que isso fosse assim comigo”.
 
Comunicação: Ser mais objetiva, clara e verdadeira na hora de me expressar. Conseguir fazer com que o outro entenda como me sinto. Acredito que a maioria de todos os problemas em qualquer relacionamento profissional ou pessoal é a falta de uma comunicação clara.
 
Bom ouvinte: Outra barreira complicada é de ouvir mais do que falar, mas também não apenas ouvir e sim doar aqueles minutos ao próximo, ouvindo com atenção e sendo receptivo, principalmente não interrompendo no meio da frase.
 
Essas ferramentas que apresento são pilares importantes no meu desenvolvimento, mas não consigo aplica-las sempre e de forma correta, certa vez li que não erramos e sim aprendemos a maneira de como NÃO chegar ao lugar certo, portanto estamos no jogo da vida para errar e acertar, perder e ganhar, o importante é ser um eterno aprendiz e procurar sempre ser o melhor que podemos ser.
 
Obrigada, espero que tenha aprendido algo.
 
PS: Essa semana tive o prazer de concluir mais um semestre no MNP Jovem,com uma equipe muito engajada e determinada, fizemos uma reunião onde foi explicado todos os conceitos,estratégias,atividades e ações do MNP & do MNP Jovem, quais seriam as vantagens de se participar da equipe e os desafios que serão enfrentados, foi importante ver o brilho nos olhos “da galera” e saber que meu sonho está se tornando realidade.
              
Outras notícias
11/01/2017 - A importância da tecnologia para o Agronegócio
31/10/2016 - Os Vaqueiros Templários
15/10/2015 - A escassez da Mão de Obra gerando mudanças
28/07/2015 - MNP Jovem, desbravando fronteiras
05/07/2015 - MNP Jovem inicia organização do II Encontro Jovens da Agropecuária
01/07/2015 - Respeito: O princípio de tudo.
25/06/2015 - Cuide do seu maior ativo, o corpo e a mente
17/06/2015 - Reclamar ou se omitir?
10/06/2015 - Não devemos carregar conosco as crenças limitantes
03/06/2015 - Objetivos certeiros, trajetória brilhante
Mais Artigos MNP Jovem
 

Endereço:
Rua Raul Pires Barbosa, 116
Campo Grande/MS

Telefones:
(67) 3341-1444

E-mail:
contato@mnp.org.br