MNP

Notícias

05/04/2018
Fonte: Noticias Agricolas

Agronegócio fortalecido: sucesso em SC, Encadeamento Produtivo agora é nacional

Após uma história vitoriosa de sucesso, o programa “Encadeamento Produtivo Cooperativa Aurora Alimentos – Sebrae/SC: suínos, aves e leite” foi oficialmente nacionalizado neste ano. Com isso, a estratégia do SEBRAE será implementada também nos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, o que oportunizará a capacitação de famílias que atuam em aproximadamente duas mil propriedades rurais nos próximos dois anos.

A iniciativa tem por objetivo contribuir com a melhoria dos índices de produtividade e competitividade, promovendo a inserção de pequenos negócios em cadeias de valor de grandes empresas por meio de relacionamentos cooperativos. Os ganhos de produtividade, qualidade, entre outros foram aspectos que motivaram a expansão para o PR, RS e MS. “A expectativa é muito grande com a nacionalização deste projeto no qual a propriedade rural é vista como uma empresa, levando aos empresários, técnicas de gestão, inteligência em negócios, trabalho em rede, tendo em vista a melhoria do desempenho em toda a cadeia”, destaca Renato Perlingeiro Salles Junior, coordenador do Programa Nacional de Encadeamento Produtivo do Sebrae Nacional.

O “Encadeamento Produtivo Aurora Alimentos – Sebrae: suínos, aves e leite” é desenvolvido  em Santa Catarina com as parcerias do Senar/SC, Sescoop/SC, Sicoob, Fundação Aury Luiz Bodanese, Cooperalfa, Itaipu, Auriverde, Coolacer, Copérdia, Caslo, Cooper A1, Coopervil e Cooper Campos. No Rio Grande do Sul, já conta com a parceria da Alfa, A1 e Copérdia, e os parceiros do SICREDI/RS. No Paraná, podem participar as cooperativas Alfa, Copérdia, Camisc, Cocari, e no Mato Groso da Sul, Coasgo e Alfa. No RS e MS, o programa também ocorrerá por meio das parcerias dos Estados e sob a coordenação das unidades Federativas do Sistema Sebrae, no escopo de atendimento individualizado.

A gestora local do projeto no oeste catarinense e analista técnica do Sebrae/SC,Joselita Tedesco, explica que as soluções do Sistema Sebrae que fazem parte do Encadeamento Produtivo contemplam os programas No Campo Fase I - De Olho na Qualidade, No campo Fase II – Gestão da Qualidade, Times da Excelência, Sustentabilidade Aplicada a Empresas Rurais e consultorias tecnológicas.

Os programas de qualidade são desenvolvidos há aproximadamente duas décadas. “A evolução ao longo deste período é expressiva. O planejamento, a melhoria da gestão, a implantação de novas tecnologias de produção e processos inovadores permitiram a elevação do grau de competitividade das cadeias de suínos, aves, leite e complementares. Isso acontece porque houve incorporação de boas práticas de gestão empresarial no campo e aplicação das tecnologias e desenvolvimento dos padrões necessários para atender as demandas de mercado”, observa o coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani. Segundo ele, a parceria com a Aurora Alimentos proporciona o acesso dos pequenos negócios aos mercados mais competitivos e demonstra oportunidades importantes, além de ser referência para o País.

O gerente adjunto da Unidade de Atendimento Agronegócios do Sebrae Nacional, Gustavo Reis Melo, realça que o Sebrae tem orgulho em estar junto com a Aurora Alimentos e demais parceiros no Encadeamento Produtivo – projeto que apresenta resultados exitosos. “A ideia é levar essa expertise para outros Estados de acordo com o segmento de cada cooperativa. Isso gerará ganhos na cadeia produtiva inteira, pois trabalha também o empreendedorismo no campo. Entre os resultados estão o fornecimento de produtos com maior qualidade para o consumidor final”.

O vice-presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos, Neivor Canton, também menciona a importante parceria do Sebrae que, conhecendo o sucesso das ações, transformou neste ano o programa em uma iniciativa nacional. Segundo ele, a expansão para os demais Estados é fundamental para elevar ainda mais a competitividade da cadeia produtiva do agronegócio, tornando-a excelência em todos os locais por onde o Encadeamento Produtivo passa. 

              
Outras notícias
26/04/2018 - JBS Carnes diz que exportação de industrializados no 1º trimestre bate recorde
26/04/2018 - Receita publica nova instrução sobre Refis do Funrural
26/04/2018 - Quebra da safra argentina impulsiona exportação sul-mato-grossense de farelo de soja
25/04/2018 - Plataforma GRATUITA para acompanhamento de Propriedades
25/04/2018 - Agrinho MS: Sistema Famasul e Governo de MS assinam convênio de parceria
25/04/2018 - Veterinários irão à Venezuela em maio para auxiliar no combate à aftosa
25/04/2018 - Preço pago ao produtor de leite no RS deve subir 2,2% em abril
24/04/2018 - Projetos sustentáveis reduzem desmatamento na Amazônia
24/04/2018 - Agrinho 2018: Conheça melhor os assuntos que devem ser trabalhados no programa este ano em MS
24/04/2018 - Embrapa apresenta documento com a visão de futuro para a agricultura brasileira
Mais Notícias
 

Endereço:
Rua Raul Pires Barbosa, 116
Campo Grande/MS

Telefones:
(67) 3341-1444

E-mail:
contato@mnp.org.br